Voltar
Fuga para as dunas - '' Série Metamorfose''
Acrílica s/ tela
80 x 80 cm
1990
Alado nas dunas - ''Série Metamorfose ''
Acrílica s/ placa
60 x 60 cm
1989
S/ Título
Acrílica s/ tela
80 x 80 cm
1988
Planetas presentes - ''Série Metamorfose''
Acrílica s/ tela
100 x 50 cm
1986
Cidade
Salvador, Bahia
Nascimento
1932
Perfil
Pintor, Gravador

Calasans Neto nasceu em Salvador, Bahia, em 1932. Começa sua atividade artística como pintor no ateliê de Genaro de Carvalho. Logo depois, abandona a pintura pela gravura, técnica que realiza estudos de gravura em metal na Escola de Belas Artes da Bahia com Mário Cravo Júnior. Da gravura em metal passa para a xilogravura, tornando-se assim conhecido em todo país.

Posteriormente volta a pintar e a utilizar a gravura com as técnicas de ponta seca e buril sobre cobre.

Participante do movimento cultural que modifica a arte baiana no final dos anos 50 e início dos 60, cria cenários para filmes de Glauber Rocha e Ruy Guerra, funda a revista “Mapa” (nome pelo qual sua geração vem a ser conhecida) e a Editora Macunaíma (especializada em livros ilustrados de tiragem limitada), onde utiliza suas gravuras para produzir vários álbuns.

Faz capas e ilustrações para inúmeros livros, como “Teresa Batista Cansada de Guerra” e “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, e “História Natural de Pablo Neruda”, de Vinicius de Moraes.

Possui intensa atividade profissional, tendo realizado várias exposições no Brasil e no exterior. Participou da 18o Bienal Internacional de São Paulo, em 1985, e da II Bienal de Havana, em 1986.

Faleceu em 30 de abril de 2006 em Salvador – BA.

Loading...