Voltar

Rodrigo Frota

Abertura
13 de julho de 2012

Horário
19 às 22h

Exposição
14 de julho a 11 de agosto

Com uma mostra de 25 trabalhos, em dimensões variadas, a fotógrafo cearense Rodrigo Frota apresentou-se pela primeira vez na Bahia na Paulo Darzé Galeria de Arte. Sua fotografia não percorre um tema específico, indo de paisagens a abstrações, passando pelo figurativo, o que no dizer do artista e crítico José Guedes nos traz um “profissional inventivo, sensível, e rigoroso em todos os processos da elaboração de seu trabalho; do ângulo do click ao tipo de impressão das imagens, da temperatura cromática ao emolduramento”.

Biografia

Rodrigo Frota nasceu em 1984. Ganhou sua primeira câmera Reflex de seu pai aos 15 anos de idade. Começou seus estudos na fotografia quando foi morar na Suíça, em Rolle, uma pequena cidade entre Lausanne e Genebra, onde viveu durante três anos, de 2000 a 2003, cursando o segundo grau no Institut Le Rosey – Suiça – IGCSE Exams – Arts e estudos de extensão no Curso de Fotografia (Básica e Avançada) e na área de técnicas artísticas e história da arte.

De volta ao Brasil em 2007 conclui bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza, e passa a trabalhar como fotógrafo do setor de marketing durante dois anos, primeiro como assistente, e no segundo assumindo o posto de fotógrafo publicitário. Continua seus estudos na fotografia, cursa cinema pela Casa Amarela.

Seus trabalhos estão publicados em importantes jornais e revistas como O Globo (capa), Diário do Nordeste e revista Bravo!, Vogue, Jornal Diário do Nordeste, Catálogo XVI Unifor Plástica, Catálogo Paralelo Vertical, Revista Wavewind, Revista Wakebrasil, Revista Aldeota, Jornal O Povo, Universidade de Fortaleza, Academia Personal Care, Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, Bali Express Móveis, New Piates, Revista Joyce Pascowitch – Estilo.

Realizou exposições coletivas em 2009 na XVI Unifor Plástica – Espaço Cultural UNIFOR, Fortaleza; 2006, Paralelo Vertical – Palácio da Independência, Lisboa, Portugal; Paralelo Vertical – Iguatemi, Fortaleza, Brasil; e 2004, Mostra Universitária – UNIFOR, Fortaleza. Em individuais realizou em 2011 Pictoriais – Museu de Arte Contemporânea – CDMAC; 2009, Fragmentos de Viagem – Centro Cultural Dragão do Mar. Foi premiado com Menção Honrosa – XVI Unifor Plástica – Fotografia e na 1ª Mostra Universitária – UNIFOR. Esta é a sua primeira exposição individual na Bahia.

Loading...