Aurelino dos Santos é um artista plástico baiano, nascido em Salvador no ano de 1942. Autodidata, foi cobrador de ônibus na juventude, tendo iniciado sua carreira como artista plástico por influência do escultor baiano Agnaldo Santos (1926-1962), incentivado pela arquiteta paulista Lina Bo Bardi.Sua arte pode ser descrita como uma forma de superar a melancolia e buscar o equilíbrio emocional. Trabalha primordialmente com pintura, tendo experimentado, ainda, outros suportes, como tapeçaria. Suas obras já foram apresentadas em exposições internacionais em São Paulo, Paris, Madri e Valencia.
Pintor primitivista com obras de cores fortes e intensa geometrização, sua característica mais marcante, sua arte representa uma arquitetura idealizada de planos, formas e cores. Suas imagens, abstratas para o público, para ele têm significado figurativista. Seu estilo à maneira de Guignard, é classificado como naïf, tendo como marca uma intensa perspectiva verticalizada.
Sobre Aurelino foi realizado o documentário “Aurelino – Sombra Viva”, do Diretor Rodrigo Campos, exibido na TV Cultura em abril de 2012.